CryptoLux Banner
Será o Bitcoin uma bolha controlada por poucos?

Será o Bitcoin uma bolha controlada por poucos?

Na #teammoneyfreedom gostamos muito do bitcoin e das criptomoedas porque já nos fizeram ganhar muito dinheiro, mas isso não nos faz ficar obcecados nem em estado zombie!

Vamos tentar expor aqui de uma forma simples a nossa opinião sobre o bitcoin e as criptomoedas em geral.

CryptoLux Banner

Será o Bitcoin uma das maiores bolhas especulativas de sempre?

Nunca tive duvidas que era! O difícil de prever é quando a bolha vai parar de encher!

É nas bolhas que é possível ganhar muito dinheiro, e no bitcoin não foi diferente! Quem aproveitou o ano 2017 ganhou muito dinheiro com as criptomoedas!!

Razões para esta opinião:

  • O bitcoin não resolve os principais problemas para o qual foi criado:
    • Método barato de transferir dinheiro entre pessoas – fica caro transferir bitcoins por causa das fees de mineiros.
    • Moeda de troca para substituir o dinheiro como o conhecemos hoje – acreditamos que outra moeda virtual possa substituir o dinheiro de hoje, mas dificilmente será o bitcoin porque a sua tecnologia é antiga e já esta desatualizada à muito.
    • Distribuição justa da riqueza – o objetivo era as pessoas terem acesso aos bitcoins facilmente através da mineração. Hoje em dia é quase impossível minerar devido à constante subida da dificuldade.
  • A energia eléctrica gasta para manter o bitcoin a funcionar é superior ao que muitos países gastam. Os governos vão cada vez mais atacar as “fábricas” de mineração de bitcoins.
  • O ataque constante dos bancos/governos para acabar/limitar o bitcoin.
  • O seu valor é muito volátil a notícias, uma notícia boa e o bitcoin sobe, uma notícia má e ele desce.
  • É de difícil legislação e enquadramento jurídico.

Será o valor do bitcoin controlado pelos grandes investidores e pelas corretoras?

É bem possível e acreditamos que sim! A falta de legislação/regulação dá abertura ás corretoras fazerem o que quiserem, podem criar bitcoins/usd virtuais e usá-los para manipular o mercado como quiserem, já que é tudo interno e não passa pelo registo no blockchain.  Já há algumas investigações em curso como é o caso da bitfinex/tether. Temos constatado que também o xapo tem dificultado a saída de bitcoins em valores superiores a 0.5 btc. Será que o valor transacionado(total ou parcial) nas corretoras é de facto real ou manipulado?!

Se repararmos é muito difícil comprar bitcoin pelos métodos tradicionais. Todas as carteiras de bitcoins que aceitam cartões de crédito limitam as compras a cerca de 100€, transferências bancárias de milhões  para as corretoras também não nos parece muito fácil por causa dos sistemas de controle financeiro. Visto isto de onde vem todo o valor de mercado das criptomoedas?

Se virmos a distribuição de bitcoins vemos que cerca de 96% dos bitcoins estão em 4% das carteiras existentes, isto diz muito sobre o bitcoin e a possível manipulação!

Esta descida do inicio de 2018 será o fim do bitcoin / criptomoedas?

Não acreditamos que seja o fim das criptomoedas, mas acreditamos que seja o fim dos recordes de preço. Esta descida está a causar o pânico e a afastar cada vez mais investidores.

A única maneira que vemos para uma possível subida de preços é através da manipulação de preços pelas corretoras de modo a alavancar o preço e voltar a haver interesse por parte dos investidores.

Vale a pena investir no bitcoin/criptomoedas neste momento?

Nós continuamos a ter investimento em bitcoins e em criptomoedas, a nossa estratégia atual é compra por parcelas, ou seja, vamos comprando por patamares sempre que o valor baixa. Temos noção que este mercado é imprevisível e que podemos perder tudo em pouco tempo, por isso só temos investido o que podemos perder, tudo o resto foi convertido em moeda fiat(USD/EUR)! Não queremos é ficar de fora se a bolha voltar a encher 🙂

Facebook Comments
Please follow and like us: