CryptoLux Banner
Como usar a carteira Bitcoin Electrum

Como usar a carteira Bitcoin Electrum

A Electrum é uma carteira Bitcoin que tem um interface bastante simples mas é uma das carteiras mais seguras do mercado.

Para os menos atentos ou até para os mais preguiçosos em pesquisar estas matérias de Bitcoins e carteiras, podemos aprender o que são de uma forma simples, comparando com uma conta bancária convencional.
Para receberes o teu vencimento (desde que feito por transferência, é claro!), precisas de um número de conta, a tua empresa vai transferir da conta dela, para a tua, de uma forma simples e prática, ora, com os Bitcoins acontece o mesmo.

CryptoLux Banner

Não se chama conta bancária, mas sim carteira! E a moeda não é a convencional(euros, dólares, etc), mas sim uma criptomoeda chamada Bitcoin. Para enviares ou receberes Bitcoins deves ter uma  carteira.

Temos algumas empresas com estas carteiras no mercado, como é o caso da Xapo, Coinbase, Spectrocoin. Nestes exemplos que acabei de dar, e como bem disse no inicio da frase, existe uma empresa por detrás, mas não é isso que as torna mais seguras, até porque se essas empresas fecharem não tens acesso aos teus Bitcoins! Pois é….que chatice…

Então que deves fazer? Criar uma conta na Electrum,  de momento das mais seguras na esfera virtual, e porquê? Porque aqui não tens uma empresa por detrás, guardas lá apenas as sementes(seed) e as chaves privadas (Private Keys) dos Bitcoins que na aldeia global da internet te pertencem, essas chaves são únicas, e não podes perde-las! E podes aceder aos teus Bitcoins quando bem entenderes.

Tutorial para aprenderes a instalar e configurar a tua carteira com a máxima segurança

 

  • Faz o download da versão mais recente do Electrum, instale e execute o programa.

  • Seleciona “Auto Connect”

  • Escolhe um nome para a tua carteira

  • Seleciona “Standard Wallet” para não complicar

  • Seleciona “Create new seed”

  • Seleciona “Standard”

  • Aqui a Electrum vai gerar a tua semente (seed) de backup da carteira! E o que é isso?

Nada mais do que uma sequência das 12 palavras mas importantes da tua vida!. E porquê? Porque vais que vais precisar delas se alguma coisa acontecer com a tua carteira ou acessos nos dispositivos que utilizas, guarda-as como se de um tesouro se trata-se, é o acesso único aos teus Bitcoins, se as perderes NÃO tens como recuperá-los. Na fase final da instalação da aplicação, esta vai te pedir para as reintroduzires para garantir que foram escritas de forma correta.

  • Tens depois que escolher  uma senha segura para a tua carteira. Essa senha vai ajudar a proteger os teus Bitcoins, no caso de alguém conseguir usar o teu computador ou entrar na tua carteira. No entanto, essa senha NÃO será necessária para restaurar a carteira a partir da seed de backup.

  • Depois de tudo configurado vai ficar assim:

 

  • Só falta exportar as chaves privadas para teres controlo total sobre os teus Bitcoins!

 

Recomendamos que acedas a Ferramentas> Preferências> Aparência para mudar a unidade base para BTC. Assim verás a unidade como Bitcoin e não como mBTC, evitando assim confusão para os mais novatos

 

Facebook Comments
Please follow and like us:

1 comentário em “Como usar a carteira Bitcoin Electrum”

Deixe um comentário